Objetivo Geral
Possibilitar o envolvimento com a música, aprendendo a tocar um instrumento – violão, gaita/sanfona e teclado.
Objetivos Específicos
- Oportunizar o contato com instrumentos musicais;
- Trabalhar com a música como fomento a reabilitação da pessoa com deficiência visual;
- Promover auto-estima e integração social estimulando a independência e autonomia através da música e dos instrumentos;
- Possibilitar a formação de cidadãos produtores de cultura e de conhecimento musical;
- Estimular aos jovens cegos e baixa-visão para formação para futuros músicos;
- Motivar aos idosos cegos e baixa-visão uma forma de entretenimento e gosto pela vida.
Justificativa
Consideramos o projeto de fundamental importância, visto que se trata de atender a uma especificidade de alunados e pessoas com deficiência visual- cegos e baixa-visão e pessoas com deficiência auditiva onde a música é um destaque na vida destas pessoas, seja ela para ser ouvida, cantada e muito mais significativa se for produzida por suas próprias mãos, os instrumentos serem trilhados, dedilhados e assim ouvido os sons por outros que compartilham de uma boa musica, tocada e cantada com emoção, por sua simples composição pessoal.
A musicalização é um poderoso instrumento que desenvolve, além da sensibilidade à música, qualidades preciosas como: a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras.
Se a criança e adolescente é estimulada a responder à música, ela coloca em atividade os Domínios Afetivo, Psicomotor e Cognitivo (Classificação dos Objetivos da Aprendizagem) porque envolve na sua resposta sentimentos e emoções, manipula habilidades e utiliza meios intelectuais. Ela relaciona, reage , participa e produz.
De acordo com o pedagogo Edgar Wilhems, “cada um dos aspectos ou elementos da música corresponde a um aspecto humano específico, ao qual mobiliza com exclusividade ou mais intensamente: O ritmo musical induz ao movimento corporal; a melodia estimula a afetividade; a harmonia (a ordem ou a estrutura musical) contribui ativamente para a afirmação ou para a restauração da ordem mental do homem.”
Diante disso, incentivar e promover o desenvolvimento humano das potencialidades presentes nas pessoas com deficiência auditiva e visual, através da música proporciona um desenvolvimento integral e saudável.
A Apadavix já teve projetos onde envolveu música e instrumentos como o violão, com verbas da cultura e até mesmo de particulares e empresas, onde a instituição adquiriu os violões e um teclado, uma bateria que temos ao nosso dispor e pagávamos o professor para a as aulas destes instrumentos. Neste ano de 2015, há muito interesse por aprender Gaita/sanfona e outros (idosas) em dar continuidade com as aulas de violões, assim como os jovens também no teclado e demais instrumentos. Ressaltamos ainda, que não temos as gaitas/sanfonas.
Sendo assim, estamos solicitando vossa apreciação para com nossa necessidade e a possibilidade de aquisição dos instrumentos (gaita/sanfonas).
Metodologia
O público alvo do projeto abrange todos os alunos que compõem as turmas de AVA, Orientação e Mobilidade, Braille, Sorobã, Atividades Complementares, Estimulação Visual e estimulação precoce.
Os alunos contemplados serão em torno de 50 pessoas, entre elas 08 senhoras e idosas cegas, 20 jovens (masculino e feminino), crianças e alguns professores e coordenadores envolvidos.
As aulas planejadas para acontecer em horários diurnos e também em um horário noturno, visto que muitos também trabalham e estudam, divididos por interesses nos instrumentos, turmas e idade.
Na associação já dispomos de 08 violões, um teclado e uma bateria, estes instrumentos não necessitamos de comprar no momento. Precisamos adquirir no mínimo duas gaitas para que os alunos que demonstrarem habilidade com este instrumento possam aprender e mais tarde adquirir sua própria sanfona.
Os professores serão pagos pela instituição.
Esse projeto pode ser considerado inovador? Se sim, por quê?
Sim, com certeza pode ser considerado inovador. A APADAVIX no momento não dispõe dos instrumentos gaita/sanfona, porém temos outros instrumentos já adquiridos pela associação. Inovador porque sendo os alunos cegos e baixa-visão, estes por si só possuem habilidades auditivas bem mais aprimoradas que os demais com visão normal e no decorrer pretende-se fazer um festival para a demonstração destes talentos.
Avaliação
Com o desenvolvimento das aulas a partir dos objetivos propostos, será avaliado o projeto. A avaliação poderá ser feita individualmente para verificar a aquisição das habilidades: (com os instrumentos e quais destes os alunos se destacam, vindo mais tarde a se aperfeiçoar em um destes.
Orçamento Geral do Projeto
Compra de equipamentos (Gaitas/sanfonas, uma de 80 baixos e outra de 120 baixos): R$ 9.240,00.