A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e Visuais de Xanxerê – APADAVIX, foi fundada em 19 de dezembro de 2001, localiza-se na Rua Marechal Borman n.º 351 – sala 01 – Centro, em espaço provisório.
Surgiu de um pequeno grupo de deficientes auditivos e visuais, juntamente com seus pais, amigos e professores. Por esta ocasião sentiram a necessidade de criar alguma entidade que pudesse representar as pessoas com deficiência visual e auditiva e assim, lutar pelo segmento dessas classes.
É uma ONG (Organização não Governamental) organizada e mantida por voluntários e através de parcerias (Associados e Prefeitura Municipal de Xanxerê), estando agora conveniada com a Fundação Catarinense de Educação Especial, contando com vários profissionais especializados na área.
A finalidade da associação é promover o esporte, lazer, orientação familiar, pedagógica, psicológica e convívio social. As ações desencadeadas visam à inclusão do cidadão: surdo, cego, baixa-visão e surdo-cego no contexto social.
“O grande desafio da APADAVIX tem sido no sentido de superação das limitações impostas historicamente pelas famílias e a sociedade em geral”
Atualmente, conta com aproximadamente 120 associados, abrangendo todos os municípios da região da AMAI. Também fornece apoio pedagógico ao SAEDE Deficientes Visuais e Auditivos.
A tenacidade das Diretorias em promover o cumprimento das metas estatutárias da APADAVIX, conseguiu com muita dedicação: criar, implantar, promover e modernizar esta entidade através de uma atuação competente nas áreas de educação, saúde, esporte, cultura e assistência social a ponto de torná-la ao longo do tempo, um modelo moderno de entidade filantrópica.